A Fisioterapia para gatos é um conjunto de técnicas fisioterapêuticas voltadas para o tratamento de doenças ou lesões de origem física, endócrina, metabólica, infecciosa, nervosa ou cirúrgica. Esta área científica se insere na área da medicina veterinária, tendo como objetivo compensar ou prevenir ou ainda reduzir as complicações funcionais resultantes de doenças em gatos. Este tipo de tratamento é realizado por profissionais de saúde, como médicos veterinários e fisioterapeutas, que aplicam diferentes tipos de terapias com o objetivo de melhorar a saúde, a mobilidade e a qualidade de vida dos animais.
O que é a Fisioterapia para Gatos?
A Fisioterapia para gatos é uma forma de tratamento que se concentra em tratar doenças e lesões relacionadas com o sistema musculoesquelético e outras áreas afetadas pelos fatores acima indicados. Ela busca melhorar a função funcional e restabelecer as atividades normais, melhorar a qualidade de vida do animal e prevenir complicações.
Como funciona a fisioterapia para gatos?
A Fisioterapia para gatos é realizada através do uso de técnicas como alongamentos, terapia manual, massagens, eletroestimulação, acupuntura, laser, ultrassom, entre outras. Estas técnicas visam reduzir ou prevenir as lesões musculares ou desequilíbrios na postura, melhorar a coordenação motora, aumentar a força muscular, fortalecer os músculos, melhorar a mobilidade articular, tratar a dor, prevenir a atrofia muscular e reduzir a inflamação.
Vantagens da Fisioterapia para Gatos
- Ajuda o gato a manter sua capacidade de movimento; Reduz a dor; Aumenta a flexibilidade e a resistência; Melhora a circulação sanguínea e a respiração; Fortalece o sistema imunológico; Reduz a rigidez muscular; Aumenta a qualidade de vida do animal.
A Fisioterapia para gatos é uma excelente opção para tratar e prevenir doenças ou lesões, mantendo a saúde do animal em dia. Se você deseja oferecer o melhor tratamento para o seu gato, conheça os serviços do Hospital Veterinário Du Pet, especialistas do segmento em Clínica Veterinária.