A castração de gatos machos é um procedimento cirúrgico comum na medicina veterinária que visa a prevenção de doenças, redução do instinto sexual, controle populacional, aumento da expectativa de vida e também melhora na qualidade de vida do animal. Embora não seja recomendada uma castração precoce, que antes da puberdade, o ideal é que a cirurgia seja realizada em animais maiores de 4 meses de idade.
O que é Castração Gato Macho?
A castração é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção dos testículos do gato macho, interferindo assim na produção dos hormônios sexuais, resultando na diminuição dos comportamentos agressivos e do instinto de marcação territorial. Além de diminuir a agressividade entre animais, a castração evita a reprodução desnecessária, o que contribui para o controle de população de gatos de rua.
Como funciona a castração gato macho?
Essa cirurgia é aplicada com anestesia geral sob orientação de veterinário e dura em média 20 minutos. Em seguida, o animal deve passar por um período de recuperação que varia de acordo com a idade e estado geral de saúde do referido. Além disso, é importante lembrar que é necessário seguir rigidamente as indicações do veterinário para que a recuperação seja bem-sucedida.
Vantagens da Castração Gato Macho
A castração possibilita inúmeros benefícios para o gato macho como:
- redução das chances de certos tipos de câncer de próstata; diminuição dos comportamentos de marcação territorial, zurra e agressividade entre gatinhos; prevenção de doenças de transmissão sexual; redução do instinto sexual; melhora na qualidade de vida; aumento da expectativa de vida; controle populacional de gatos de rua.
A castração gato macho é um procedimento seguro e benéfico para todos os envolvidos. Por isso, se você deseja realizar esse procedimento, conte com os profissionais do Hospital Veterinário Du Pet, uma rede de proteção animal baseada na prevenção e promovendo bem-estar animal. Entre em contato agora mesmo e faça uma cotação!