A castração cachorro acontece por meio da remoção cirúrgica dos órgãos reprodutivos do animal. É um procedimento relativamente comum em animais de estimação, e tem como objetivo principal tornar o seu animal mais sadio e comportado. Além disso, também ajuda a diminuir o número de animais abandonados, pois o crescimento populacional fica controlado.
Como funciona?
O processo
Realizada à base de anestesia geral, a castração cachorro implica em remover cirurgicamente órgãos reprodutivos do animal, que são responsáveis pela reprodução. Em machos, a castração consiste na retirada dos testículos e na fêmeas em alguns casos a mamária é retirada também. Após a cirurgia, é necessário alguns cuidados como controle da dor e atenção com a alimentação para que haja a devida recuperação.
Vantagens da castração cachorro
- Melhora a saúde: a castração cachorro proporciona, ao longo do tempo, uma melhora da saúde devido ao controle da reprodução. Com isso, diminui as chances de digestão ou infecções, doenças cardíacas e problemas nos órgãos do sistema reprodutor. Reduz a agressividade: removendo-se órgãos reprodutivos, o cachorro fica menos propenso a sofrer com instintos agressivos e a se apresentar mal a outros animais. O resultado é um animal mais tranquilo e companheiro.
- Controle populacional: com o controle do número de cães, é possível evitar o abandono de animais de rua e a disseminação de doenças.
Agora que você já sabe a importância da castração cachorro, que tal realizar uma cotação no Hospital Veterinário Du Pet especializado em Clínica Veterinária, você garante a saúde e bem-estar do pet. Aproveite para conhecer mais sobre o assunto e não deixe de acompanhar os cuidados com o seu animal de estimação.