A castração de fêmea é um procedimento realizado em cadelas e gatas, com o objetivo de evitar o crescimento e o desenvolvimento de características sexuais e comportamentos relacionados ao cio. A castração também é conhecida como esterilização e, apesar de não ser obrigatória em recém-nascidos, é recomendada para todas as fêmeas a partir dos seis meses de idade.
O que é castração de fêmea?
A castração de fêmea é um procedimento cirúrgico realizado em cadelas ou gatas com o intuito de extirpar os ovários e útero. Ela consiste em remover as glândulas sexuais responsáveis pelo crescimento das características e comportamentos relacionados à maturidade sexual e à reprodução. O procedimento é realizado sob anestesia geral, e o animal já pode ser levado embora no mesmo dia.
Como funciona a castração de fêmea?
A castração de fêmea é realizada sob anestesia geral. A cirurgia é feita com o auxílio de instrumentos especialmente desenvolvidos para a remoção dos útero e ovários. O procedimento dura cerca de 30 minutos, e, após a finalização deste, é recomendado que o animal seja mantido sob vigilância por 24 horas.
Vantagens da castração de fêmea
A castração de fêmea é uma cirurgia segura e benéfica para os animais. Veja algumas delas:
- Redução do risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer de mama; Prevenção de cios indesejados; Melhora comportamental, pois diminui o desejo de marcar território e outros comportamentos sexuais; Alívio das dores de cio; Redução de problemas ginecológicos; Prevenção da gestação indesejada; Diminuição do odor dos órgãos genitais externos.
A castração de fêmea é uma cirurgia segura que oferece inúmeras vantagens para o seu bichinho de estimação. Se você deseja realizar esse procedimento para o seu pet, encontre o Hospital Veterinário Du Pet que é especializado no segmento Clínica Veterinária. Você notará que a saúde e o bem estar de seu pet melhoram logo após a cirurgia.