A castração de cachorras, também conhecida como ovariohisterectomia e ooforectomia, é um procedimento cirúrgico relativamente simples. Trata-se de uma das mais frequentes e seguras práticas veterinárias. É recomendado em cachorras com mais de seis meses de idade, pois é a faixa etária na qual o animal já sofreu o desenvolvimento sexual.
O que é castração de cachorra?
A castração de cachorra é o procedimento cirúrgico que consiste na remoção dos órgãos reprodutores da fêmea (ovários e útero) ou macho (testículos). No macho, o objetivo é prevenir a produção de sêmen e testosterona; já na fêmea, é para evitar cio, gravidez indesejada e câncer de mama.
Como funciona a castração de cachorra?
O procedimento cirúrgico é realizado com o animal anestesiado. Na castração da fêmea, é realizada a remoção de ovários, trompas e útero e, na castração do macho, são removidos os testículos. Após a cirurgia, o pet recebe medicamentos para dor e tratamento antibiótico para prevenir infecções.
Vantagens da castração de cachorra
- Reduz o risco de câncer de mama, próstata, útero, ovários e testículos Reduz as chances de desenvolver condições como cistite, metrite e piometra Diminui o comportamento agressivo e a marcação de território Elimina o cio, a fuga e a procriação indesejada
A castração de cachorra é um procedimento seguro e necessário para prevenir doenças reprodutivas e comportamentais graves. Por isso, é importante que o tutor responsável converse com o veterinário para decidir se o procedimento é adequado para o seu pet. Se você procura um local seguro e qualificado para realizar este procedimento, conte com o Hospital Veterinário Du Pet, referência na realização de Clínica Veterinária.