A castração de cachorro macho é um procedimento veterinário que visa remover os testículos do animal para que não haja produção de hormônio sexual, resultando na infertilidade do cão. Além disso, existem vários benefícios que vão desde redução dos comportamentos agressivos relacionados à reprodução, como latidos e marcação de território, a menores risco de doenças como câncer e doença de prostata.
O que é a castração de cachorro macho?
A castração de cachorro macho é um procedimento cirúrgico relativamente simples que tem como objetivo remover os testículos do animal, para que não haja a produção de hormônio sexual. Esta cirurgia, que leva cerca de 30 minutos para ser realizada, pode ser aplicada em cães de quase todos os tamanhos desde que a saúde do animal seja boa, o que significa que o cão esteja sem qualquer doença ou infecção.
Como funciona a castração de cachorro macho?
A castração de cachorro macho é um procedimento relativamente simples, que leva em torno de 30 minutos para ser realizada. O animal é submetido a anestesia geral para garantir algum grau de conforto, já que durante a cirurgia é necessário fazer incisão na pele, onde o veterinário extrairá os testículos do cão. Depois que o procedimento é concluído, o animal deve ficar sob observação por algumas horas para que a anestesia seja completamente expelida.
Vantagens da castração de cachorro macho
- Redução de comportamentos agressivos relacionados a reprodução, como latidos, marcação de território e brigas por causa de fêmeas; Redução na incidência de câncer de próstata e testículos; Redução no risco de infecções de próstata e testículos; Diminuição da tentativa de fugas em busca de fêmeas para acasalar; Redução na incidência de doenças inflamatórias intestinais.
A castração de cachorro macho é um procedimento comum e fundamental para a saúde do animal, por isso, se você se interessa pelo assunto e quer saber mais informações sobre como funciona e os benefícios, entre em contato com o Hospital Veterinário Du Pet, especializado no segmento Clínica Veterinária.