A castração macho é um procedimento cirúrgico, realizado com anestesia, no qual os testículos são removidos. Também chamada de orquiectomia, a castração macho retira a capacidade reprodutiva dos animais, cães e gatos são os mais comuns que passam por este procedimento. Trata-se de uma operação simples, realizada de maneira rápida e com índices de eficácia muito altos.
Como funciona a castração macho?
Os testículos são retirados por meio de uma incisão única na região do escroto. Em seguida, suturas absorvíveis são usadas para fechar o local.
Após a castração macho, o animal deve permanecer em repouso, evitando atividades bruscas. Além disso, é preciso usar uma camisa cirúrgica para impedir o contato com partes externas, minimizando as chances de infecção.
Vantagens do uso da castração macho
Prevenção de doenças
Cirurgias de castração macho podem prevenir tumores e doenças relacionadas ao sistema reprodutivo do animal, além de evitar doenças transmissíveis sexuaismente.
Redução de problemas comportamentais
A castração é considerada por alguns veterinários como uma forma de controlar o comportamento agressivo dos animais, já que ela remove a produção de testosterona, hormônio responsável por instigar situações de risco.
Diminuição da fuga e da espalhação de animais
Índices de fuga e espalhação de animais podem ser reduzidos com a castração, já que os cães e gatos castrados não têm a necessidade de procriar.
Consulte o especialista para mais informações
Conheça as vantagens da castração macho para o seu pet e consulte um especialista para obter mais informações sobre o procedimento. Aproveite para conhecer o Hospital Veterinário Du Pet e obter a melhor solução para a saúde do seu bichinho.