A castração em gata, também conhecida como ovariohisterectomia em medicina veterinária, tem como o objetivo remover os órgãos reprodutores, como os ovários, útero e trompas. Ela é indicada para diminuir ou acabar com o ciclo reprodutivo dos animais e evitar problemas reprodutivos, como tumor de mama, o que pode ser fatal em casos mais avançados. Além disso, também contribui para a prevenção de doenças, como a infecção urinária.
O que é a castração em gata?
A castração é uma cirurgia realizada para remover os órgãos reprodutores dos animais antes que eles possam se reproduzir ou desenvolver qualquer complicação reprodutiva. Ela deve ser feita por um veterinário especializado, seguindo as regras da medicina veterinária. Além de evitar problemas reprodutivos, ela também contribui para o controle populacional, pois impede que os animais se reproduzam sem controle.
Como funciona a castração em gata?
A castração em gata costuma ser feita com o animal em jejum e anestesiado. O procedimento é simples e geralmente é feito por uma incisão abdominal com o uso de anestésicos locais, que deram ao animal um relaxamento dos músculos. A incisão é feita na parte inferior do abdômen para que os órgãos reprodutivos sejam removidos. Após a remoção, os órgãos são cuidadosamente examinados para detectar qualquer anormalidade.
Vantagens da Castração em Gata
- Diminui o Risco de Tumor de mama em Felinos: Um dos maiores benefícios da castração é a prevenção de câncer de mama. Estudos mostram que a castração pode reduzir esse risco em 90%.
- Redução das Urinas Marcadas: Os machos castrados não sentem a necessidade de marcar território, pois não têm a necessidade de procurar e impor seu controle sobre fêmeas, então diminui os problemas de marcação na casa.
- Dificulta o Roer e Lamber Excessivamente: A castração reduz os níveis de hormônios dos animais, o que inibe o comportamento de roer e lamber excessivamente.
- Problemas de Comportamento: Retirada dos órgãos reprodutivos evita diversos problemas de comportamento, que incluem brigas, fugas, vocalização excessiva e outros comportamentos não desejados.
- Prevenção de Doenças: Castrar também pode prevenir doenças, como a infecção urinária em gatas, que é muito comum em gatas não castradas.
Castrar sua gata pode prevenir problemas de saúde e comportamento. E lembre-se: só um veterinário especializado e de confiança pode realizar este procedimento. Se você busca melhorar a qualidade de vida do seu