A castração gata é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada dos ovários e/ou dos testículos dos gatos. Este procedimento é extremamente importante para o bem-estar dos felinos, pois previne doenças que comprometem a saúde deles. Além disso, também tem como objetivo evitar a proliferação descontrolada de gatos de rua, pois a castração impede que eles produzam crias.
O que é Castração Gata?
A Castração Gata é uma cirurgia veterinária que pode ser realizada em gatos machos e fêmeas e é recomendada entre 4 e 6 meses de idade. O procedimento consiste na remoção das glândulas sexuais dos gatinhos, seja dos testículos (em machos) ou dos ovários (em fêmeas). Ela é realizada com anestesia local ou geral, e deve ser feita por um profissional veterinário com formação em cirurgia.
Como funciona a Castração Gata?
O procedimento consiste na remoção cirúrgica dos ovários e/ou testículos. Feito o procedimento, o gatinho pode ser retirado do hospital veterinário no mesmo dia e recupera totalmente em menos de 24h após a cirurgia.
Vantagens da castração
- Evita doenças como tumores mamários, infecções uterinas e outras doenças relacionadas à reprodução.
- Evita o “choro” noturno dos gatos machos. Reduz a chance de doenças relacionadas aos homens, tais como a leucemia e o sarcoma de fígado. Evita que a gata entre no cio e produza crias, diminuindo assim a quantidade de gatos de rua.
A castração gata é um procedimento seguro e com benefícios indiscutíveis para o bem-estar dos felinos. Se você deseja marcar uma consulta com um profissional para entender melhor sobre este tema, visite o Hospital Veterinário Du Pet, especializado em Clínica Veterinária.
Aproveite esta oportunidade para cuidar melhor do seu gatinho.